Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A vida dos mangakás e criadores de animes

Oi otakus hoje vou falar sobre mangakás e animações japonesas.então os desenhistas de mangá fazem uma planejamento de como vão ser os personagens,como vão ser os cenários,como vai começar o anime e como e vai acabar,para isso eles fazem uma reunião.Os designs são importantes na criação de um anime,porque os designs tem que simplificar os mangá/ilustrações para ficarem adequados as animações.

Story-board

Story-boards são os quadros desenhados que vão ser usados na animação além de falas/diálogos,isso será passado para o computador onde usaram a passagem do tempo para fazer os personagens se moverem praticamente quadro a quadro e depois colocaram cores,músicas de fundo e a voz dos dubladores mas esse é o exemplo inicial porque os Story-board tem que ser finalizado e passado por um processo para ser adaptado para anime;                                                                                                                                            
Exemplo de storyboards de To Aru Kagaku no Railgun. Storyboards de anime tem 5 colunas. Da esquerda para a direita: o número de sequencias, o layout, a ação, o diálogo e finalmente, o tempo de execução (em tempo e quadros). Os layouts são apenas desenhos aproximados, porque eles são manipulados por outros artistas na próxima etapa da produção.
Geralmente os storyboards para um episodio de duração normal demoram 3 semanas para serem feitos.
Layouts
Layout do Death Note
Animação in-between
 Depois de aprovados os gengas/quadros-chave, para completar a animação, para que ela se mova com fluidez, mais desenhos tem de ser concluídos para serem colocados entre os quadros-chave. Isso é chamado de animação in-between que são os dôgas. Animação in-between é feita pelos animadores menos experientes e, muitas vezes, é terceirizada (em grande parte para a Coréia). Animadores in-between ganham bem menos que animadores, e geralmente é somente um estágio temporário na carreira de um animador. Poderiamos descrever isso como trabalho pesado, porque nas entrelinhas animadores não têm a chance de mostrar seu trabalho individualmente. Eles recebem claras instruções de um key animator  de que só devem preencher as lacunas. Eles também têm a tarefa de ordenar os quadros-chave.
in-between
Anime Gurren Lagann. Topo:Desenho de animadores, meio: limpeza e animação in-between, inferior: produto final, colorido e incluido o background

Em geral, especialmente para a TV, um anime é animado em 2:s, que significa 1 desenho dura dois quadros (equivalendo a 12 desenhos por segundo), mas às vezes a animação é feita em 1:s (24 quadros por segundo) ou 3:s. Se um anime foi animado em 2:s em um episodio foram usados então mais de 15000 desenhos O_O! Mas na realidade, já que há cenas estáticas, ou muitas cenas que não requerem, necessariamente, movimento fluido, um anime terá em média  3000 quadros/desenhos. Bom, isso ainda é um monte de desenhos xD! Muitas vezes (especialmente ultimamente), diretores ou produtores dirão que um anime tem "10.000 desenhos em um episódio!" ou algo nesse sentido, oque é bastante impressionante, mas não significa necessariamente que o episódio é melhor. Por exemplo, aparentemente o primeiro episódio de Evangelion usou apenas 700 quadros de animação, enquanto Angel Beats usou cerca de 11.000 em um episódio! Um bom diretor pode fazer maravilhas com menos quadros usando atalhos e composições interessantes na cena. Muitas vezes, diretores ou estudios irão gerir o seu orçamento, colocando um limite no número de desenhos que podem ser inseridos em um único episódio.
Uma vez que todos os quadros estão coloridos e acabados, eles podem ser processados como animação usando um pacote de software especializado. "RETAS! PRO" é usado em cerca de 90% dos animes que estão atualmente no ar no Japão!
quadros concluídos no computador e aprovados


Edição
Com tudo digitalmente sintetizado vem a Edição (Henshû ), o trabalho de reunir os cuts (as seqüências).
Após a composição de todas as sequencias, elas têm que ser ajustadas para ter o tempo necessário de transmissão, para que o episódio não tenha passe do tempo de duração. Com a conclusão da etapa de edição, o episódio vai para a pós-produção.
Dublagem
Aquilo que conhecemos no Brasil como "dublagem", ou seja, atores emprestando suas vozes aos personagens, é conhecido no Japão como Afureco( ou seja, After Recording), é chamado assim por ser literalmente um "pós-gravação" do anime, mas isso não quer dizer que a dublagem deva esperar a conclusão de todos os processos anteriores da produção. Cabe explicar que, para os japoneses, a fase chamada de "Dublagem" ( Dubbing) é aquela em que os demais efeitos sonoros e as músicas são mixadas adequadamente ao video, juntamente com as falas gravadas no After Recording.
Os dubladores são chamados de "seiyuu" , literalmente "ator de voz".
Fase Final de Edição
Na edição final o episódio é dividido para dar espaço para os comerciais.Efeitos visuais também podem ser adicionados nesta fase final.
E assim chegamos ao fim de tudo...
Espero que este post tenha fornecido uma visão geral detalhada do processo de produção de  um anime, junto com uma descrição geral de pré e pós produção! É importante saber que tudo isso varia significativamente entre estúdios, empresas de produção e administração. Mas espero que com isso tenha dado a vocês pelo menos uma ideia de alguns dos processos de produção.
Eu tirei essas imagens de um site e resumi espero que tenham gostado dessa informação.
Agora vocês estão vendo como é cansativo a vida de mangaká e animadores de anime

Nenhum comentário:

Postar um comentário