Café da Manhã |
A refeição japonesa mais simples, por exemplo, consiste de ichijū-issai (一汁一菜; "uma sopa, um acompanhamento" ou "refeição de um prato"). Isto quer dizer que a refeição é composta de sopa, arroz e de algum acompanhamento — normalmente um legume em conserva.
Café da manhã |
O pequeno-almoço ou café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de missoshiru (sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai (一汁三菜; "uma sopa, três acompanhamentos"), ou por sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente. Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor — ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doces podem substituir os pratos cozidos. O Ichijū-sansai normalmente se encerra com conservas como o umeboshi e chá verde.
Café da Manhã |
Esta visão japonesa de uma refeição é refletida na organização dos livros de culinária japoneses. Os capítulos são sempre ordenados de acordo com os métodos culinários: alimentos fritos, alimentos cozidos e alimentos grelhados, por exemplo, e não de acordo com os ingredientes em particular (ex.: galinha ou carne) como são nos livros ocidentais. Também podem existir capítulos dedicados a sopas, sushi, arroz etc.
Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.
O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa. Existem dois tipos tradicionais de macarrão, o sobá e udon. Feito de farinha de trigo sarraceno, o sobá (蕎麦) é um macarrão fino e escuro. O udon (うどん), por sua vez, é feito de trigo branco, sendo mais grosso. Ambos são normalmente servidos com um caldo de peixe aromatizado com soja, junto de vários vegetais. Uma importação mais recente da China, datando do início do século XIX, vem o ramen (ラーメン; macarrão chinês), que se tornou extremamente popular. O Ramen é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde os molhos de peixe até manteiga ou porco.
Bebidas
Bebidas |
Mesmo em situações informais, beber álcool sempre começa com um brinde (kanpai, 乾杯), quando todos estão prontos. Não é costume servir a bebida a si próprio; ao contrário, espera-se que as pessoas mantenham os copos dos outros sempre cheios. Quando alguém se move para encher o seu copo, a pessoa deve segurá-lo com as duas mãos e agradece
Nomes de bebidas japonesas
Amazake
Amazake (japonês: 甘酒), ou ama-saquê, é um vinho de arroz japonês doce, de teor alcoólico baixo, fabricado pela fermentação do arroz. Amazake remonta ao Período Kofun e é mencionado na Nihonshoki. Ele faz parte da família de comidas japonesas tradicionais que são preparadas utilizando-se Aspergillus oryzae (麹, kōji?), entre as quais estão missô, shoyu e saquê.
Genmaicha
Genmaicha (玄米茶? "chá arroz marrom") é o nome em japonês para chá verde combinado com arroz marrom torrado. Algumas vezes esta chá é chamado de "chá pipoca" porque alguns grãos de arroz estouram quando são torrados. Este tipo de chá era originalmente bebido pelos japoneses pobres, já que o arroz funcionava como um preenchimento e reduzia o preço do chá; hoje em dia ele é consumido por todos os segmentos da sociedade.
Matcha
Matcha (抹茶? pronunciado [mat.tɕa]) refere-se ao chá verde em pó ou moído. A cerimônia do chá foca em preparar, servir e beber o matcha. Nos tempos modernos, o matcha também passou a ser usado para dar sabor e colorir alimentos como o mochi e soba, sorvete de chá verde e uma variedade de wagashis (confeitos japoneses). O matcha é um chá verde em pó de alta qualidade e não é a mesma coisa que o konacha
Nigorizake
Nigorizake (濁り酒, にごりざけ?), doburoku (濁酒, どぶろく?) ou apenas nigori é um vinho de arroz japonês. É também, mais concretamente, um tipo de saquê. O seu nome pode traduzir-se de certa forma como nebuloso, dado o seu aspecto branco e turvo, semelhante a nevoeiro. O saquê normal é na maior parte dos casos filtrado de forma a serem removidos os pedaços de grãos que permanecem após o processo de fermentação. Ao contrário deste, o nigori não é filtrado, obtendo-se uma bebida de aspecto mais turvo.
O nigori é normalmente o mais doce dos saquês, com um cheiro frutado e um sabor suave,
Deve ser servido bem frio e colocado num balde de gelo, para manter a temperatura enquanto não é servido novamente. Tal como acontece na generalidade dos saquês, após a abertura, a garrafa deve ser consumida na totalidade, dado que uma vez aberta a bebida começa a oxidar, alterando-se o seu sabor.
Ramune
Ramune (em japonês: ラムネ) ou Lamune é uma bebida gasosa não-alcoólica do tipo soda limonada fabricada no Japão. A palavra é uma corruptela do inglês lemonade, pois tanto a soda quanto as garrafas originais eram importadas do Reino Unido
Saquê
Saquê ou saqué (em japonês: 酒, sake, também お酒, osake e 日本酒, nihonshu) é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz; tomada geralmente quente e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento.
Shochu
Shochu ou xochu (em japonês: 焼酎, Shōchū) é uma bebida destilada típica do Japão. Costuma ser destilada a partir da cevada, batata doce ou arroz, e tem uma graduação alcoólica de cerca de 25% (menos que o uísque ou a vodca, porém mais que o vinho e o saquê).Alguns shochus, que são destilados múltiplas vezes durante o processo, e costumam ser usados em misturas com outras bebidas, podem chegar a 35%.
Embora Kyushu seja tradicionalmente considerada a terra natal do shochu, ele é produzido por todo o Japão.
E é isso!!!
Então KANPAI (Saúde)
Kanpai |
Nenhum comentário:
Postar um comentário