Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Doujinshi e fanzine

Dōjinshi (同人誌, muitas vezes transliterado como doujinshi?) é um termo japonês para publicações independentes, geralmente revistasmangás ou romances,o termo é traduzido como fanzine, que também identifica revistas independentes.
À primeira vista, parece que histórias e ilustrações eróticas dominam a cena, mas muitos dōjinshi, de fato, não são necessariamente orientados para o público adulto, mas são criados por pessoas que preferem publicar seus próprios mangás ou que ainda não foram descobertos pelo mercado tradicional.
Os dōjinshis são a principal parte do mercado de publicações independentes japonesas relacionadas aos mangás, animês e games.A maior parte dessas publicações japonesas é feita por fãs, e coloca personagens já conhecidos do público de séries de mangás, animês ou jogos em situações novas, sejam elas coerentes ou não com as suas histórias de origem.Existe, porém, um número bastante grande de autores de dōjinshis que publicam também mangás "originais", com personagens e histórias criadas por eles mesmos.
Na  última década, com a expansão da internet, o número de produção e consumo de dōjinshi têm crescido exponencialmente, uma vez que se tornou possível a autores (inclusive de outros países além do Japão) divulgar e vender o seu trabalho online

Comiket
Comic Market

No maior evento relacionado ao tema, no Japão, o Comiket5 (abreviação de "Comic Market"), uma média de 500 mil pessoas se reúnem duas vezes por ano para vender, comprar, trocar dōjinshis. Esse grande número de compradores fiéis faz com que o Japão seja o maior mercado do mundo de quadrinhos independentes.
Comiket

Dentro desse evento, os autores se organizam dentro de "círculos" - ou sākuru (サークル?), que são categorias de publicação. Muitas vezes os autores se "escondem" atrás desses círculos, para publicar de forma anônima.Autores que estão publicando histórias com personagens conhecidos, por exemplo, se reúnem de forma mais discreta e imprimem um número pequeno de exemplares, já que essas publicações infringem direitos autorais.
A maioria das editoras grandes, no entanto, faz "vista grossa" para essas publicações, já que elas ajudam, de certa forma, a divulgar as suas respectivas obras. Às vezes, porém, elas acabam tendo que recorrer a processos e intervenções
A maioria dos mangakás famosos inicia sua carreira publicando mangás de forma independente. Quando seus trabalhos começam a ser reconhecidos, as editoras os convidam para publicar em suas revistas.É por isso que as editoras estão sempre presentes nos grandes eventos como o Comiket. Quando um mangaká publica dōjinshis, ele é, na verdade, mais popularmente conhecidos como "dōjinshika".Alguns dos mais famosos são: 
  • O grupo Clamp, que começou publicando dōjinshis como Clamp Cluster.
  • Ken Akamatsu, criador de Love Hina e Negima, continua até hoje fazendo dōjinshis que ele faz sob o codinome de Awa Mizuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário