Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Animes em que Youkais Aparecem e suas Lendas Japonesas Parte 2

Animes em que Youkais Aparecem e suas Lendas Japonesas Parte 2
Youkais


















Banchō Sarayashiki

Banchō Sarayashiki (番町皿屋敷, A Mansão do Prato em Banchō?) é uma história japonesa de fantasmas de amantes separados por classes sociais, quebra de promessas e confiança, levando a um desfecho funesto. A história de Okiku e os Nove Pratos é uma das mais famosas do folclore japonês, e continua a repercutir pelo público atualmente.

A História de Banchō Sarayashiki (Okiku e os Nove Pratos)
Bancho Sarayashiki
Havia uma linda serva de nome Okiku. Ela trabalhava para o samurai Aoyama Tessan. Okiku frequentemente recusava seus avanços, então ele a enganou fazendo-a acreditar que ela descuidadamente perdeu um dos dez preciosos pratos de cerâmica de Delft da família. Tal crime normalmente resultaria em morte. Em um frenesi, ela contou e recontou os nove pratos muitas vezes. Apesar disso, ela não conseguiu encontrar o décimo e foi até Aoyama aos prantos, sentindo-se culpada. O samurai propôs ignorar o problema caso ela finalmente se tornasse sua amante, mas ela novamente recusou-se. Enfurecido, Aoyama a jogou no fundo de um poço para que morresse.

Dizem que Okiku tornou-se um fantasma vingativo que atormentava seu assassino contando até nove e então dando um grito terrível para representar o décimo prato perdido - ou talvez ela estava se atormentando e ainda tentando encontrar o décimo prato, mas gritava agoniada quando ela nunca encontrava-o. Em algumas versões da história este tormento continuava até que um exorcista ou um vizinho gritasse "Dez!" em alto tom no final de sua contagem. O fantasma de Okiku então finalmente tranquilizava-se quando percebia que alguém havia encontrado o prato para ela, e deixava de assombrar o samurai.

Essa é a versão popular, Existe mais duas versões a do Ningyō Jōruri  e a versão do Kido Okamoto.

Aparece no anime Doraemon no episodio Lampada Assustadora.


O Noppera-bo (O Fantasma sem rosto)
Noppera-bo
O Noppera-bō(のっぺら坊, Noppera-bō)), ou o fantasma sem rosto, é uma criatura lendária japonesa. Eles são, às vezes, erroneamente referidos como mujina, uma velha palavra japonesa para um texugo ou guaxinim. Embora o Mujina possa assumir a forma do outro, noppera-bō geralmente tomam a forma humana, especialmente de uma bela mulher. Essas criaturas, por vezes, se transformarem em noppera-bō, a fim de assustar os humanos. Lafcadio Hearn usou o nome dos animais, como o título da sua história sobre monstros sem rosto, provavelmente resultando no mau uso da terminologia.

Noppera-bō são conhecidos principalmente por assustar seres humanos, mas geralmente são inofensivos. Eles aparecem primeiro como seres humanos comuns, às vezes passando por alguém familiar para a vítima, antes de fazer sua face desaparecer, deixando um espaço em branco, uma camada lisa de pele onde seu rosto deveria estar.

Aparece no anime Gegege no Kitarou e em Doraemon no episodio Lampada Assustadora.


Yuki Onna (Mulher da Neve)
Yuki Onna
Yuki-onna (雪女? mulher da neve) é um espírito ou youkai encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.

Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Aparece no anime Nurarihyon no Mago ,Inuyasha, Gegege no Kitarou e em Demi-chan wa Kataritai.


Jorogumo
Jorogumo
Jorōgumo (japonês Kanji: Hiragana) é um Yōkai do folclore japonês, provavelmente equivalente a um goblin ou duende, com forma de aranha que pode mudar sua aparência para a de uma mulher sedutora e Hipnotizar as pessoas. Jorōgumo (por Toriyama Sekien). No Kanji japonês, Jorōgumo pode significar "senhora de ligação" ou "aranha prostituta".

Jorōgumo também pode se referir a algumas espécies de aranhas, mas no uso casual, refere-se às espécies Nephila e Argiope. Em japonês, os cientistas usam o termo Jorōgumo para se referir, exclusivamente, à espécie de aranha Nephila clavata

Aparece no anime Xxx Holic Kei


Oomukade (Centopeia Gigante)
Inuyasha Mulher Centopeia
Oomukade (Centopeia Gigante)é um Gigantesco Youkai em forma de centopeia que de acordo com o Folclore Japonês habitava o Monte Mikami.

Oomukade era carnívora e muito feroz e devorava tanto homens quanto animais. Oomukade possuía um poderoso veneno e podia mudar de forma aumentando e diminuindo o comprimento de seu corpo a sua vontade.

Oomukade foi derrotada pelo guerreiro Fujiiwara no Hidesato com seu arco e flecha.

Oomukade aparece no anime Inuyasha só que a autora se inspirou na Centopeia Gigante e criou a Mulher Centopeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário